Enquanto um braço da OxenTI Menina! estava em Alagoinhas, o outro se esticou um pouquinho e chegou até Lençóis, para ministrar 2 oficinas de App Inventor no CERPV – Centro Educacional Renato Pereira Viana em parceria com o Conector Ciência.

Antes da oficina, como já estava lá, aproveitei pra experimentar o Foldscope  na oficina o mundo invisível (que foi anteriormente documentada aqui ). Sentei para trabalhar com 2 alunas do colégio, quebramos a cabeça montando o microscópio e depois saímos para coletar pequenos insetos, flores e alguns materiais pequenos que achávamos que ia dar pra ver a estrutura no microscópio (T-T amoeba não é visível). Curiosos com o resultado? pode conferir no instagram do Conector Ciências . Rolou até gambiarra pra tirar as fotos, mas isso é assunto pra outra história…

As duas oficinas que facilitei (vlw Filipe pela palavra!) foram também muito interessantes pra mim, pois além de alunos como é de costume, também haviam  professores, que tem uma linha de pensamento e ritmo totalmente diferentes, mas que em conjunto conseguem trazer o melhor dos dois mundos.

No primeiro dia da oficina de App Inventor foram apresentados alguns conceitos básicos e fizemos todos juntos o aplicativo da calculadora. Eles escolheram que no dia seguinte iriam fazer um aplicativo para a escola e saímos de lá discutindo várias ideias.

No dia seguinte os alunos decidiram quais apps queriam fazer: um para ajudar a cuidar da horta do colégio, outro um jogo para conscientização do combate ao mosquito da dengue e outro um jogo de perguntas e respostas que poderia ser usado em sala de aula ou pra se divertir. A partir disso, desenharam em grupo o protótipo em papel e passaram para implementação. A parte do código foi um pouco difícil, mas todos saíram com um protótipo com pelo menos uma função funcionando.

Conector Ciência Creative Commons by 4.0

 

O pessoal saiu de lá com a promessa de continuar estudando App Inventor e terminar os apps!

E pra incentivar aí vão 3 versões do jogo do mosquito pra vocês estudarem:

Código fonte:  Fácil , Médio, Difícil

Mandem pra gente o resultado do jogo dos mosquitos 🙂

Professores que quiserem saber como levar esses projetos para suas turmas veja mais detalhes aqui e qualquer duvida só falar com a gente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *