O Technovation Challenge é uma competição global na qual meninas do ensino fundamental e médio precisam resolver um problema de sua comunidade através de um aplicativo.

Esse ano, tive uma outra experiência com o Technovation, fui jurada regional do primeiro evento de pitch do Nordeste do Brasil.

Graças à mobilização do Instituto Paramitas, que entrou como parceiro executor do projeto no Brasil, conseguiram 15 times de diferentes cidades da região, o que possibilitou a realização do evento.

Que preciso dizer a vocês: foi sen-sa-cio-nal!

As meninas estavam super empolgadas, nervosas e afiadas com os seus aplicativos, me conectei com cada grupo de uma forma diferente e pude perceber a importância do apoio das famílias e da escola durante o processo.

Time: Educa Girls

Time: Marias Assucenas

 

 

 

 

 

 

Como já participei como mentora, sei como é difícil chegar até o final com um time. Motivá-las e ajudá-las até o fim é um desafio diário, mas a satisfação final, essa não tem preço…

Time: Recycling The World

Time: The Stars FSA

 

 

 

 

 

 

Então vamos lá!

Foram 15 times nordestinos das cidades de: Feira de Santana – Ba, Itabuna – BA, Simões Filho – BA, Recife, Aracaju – SE e Siriri – SE.

Tivemos aplicativos de todos os segmentos, da área de saúde à de educação.

Aplicativos: saúde feminina, que esclarece dúvidas e desvenda mitos sobre sexo, prevenção e métodos contraceptivos, que achei massa! Um joguinho sobre educação financeira para crianças, precisamos! App para Reciclagem na qual os usuários ganham pontos e trocam por artesanatos; Vagas de cursos e feira de ciências; Acompanhamento escolar; Saber que especialidade médica tem no posto de saúde; Enfrentamento à violência doméstica; Ajuda na atividade física; Alfabetização infantil para surdos; Conectar entidades a voluntários.

Fiquei impressionada com os posicionamentos das meninas, todas novas, mas super decididas e feministas, sabiam o que queriam resolver e como poderiam contribuir para melhorar a vida da sua comunidade.

Foi a primeira vez na competição que tivemos um time composto de meninas surdas, desenvolveram um app para ajudar as crianças surdas durante a alfabetização.

Time: Ipaese One

Mas as grandes vencedoras foram as meninas dos aplicativos: ASF – acompanhe seu filho, onde você poderá acompanhar a vida escolar do seu filho, notas, faltas e avisos e o Her Voice que é um aplicativo para conectar as meninas do ensino médio, incentivando a união entre elas e não a rivalidade.

Desenvolvedoras do ASF – acompanhe seu filho

Desenvolvedoras do Her Voice

 

 

 

 

 

 

 

 

Todas saíram vencedoras, aprenderam a fazer um aplicativo, mesmo que um protótipo, olharam para as suas comunidades de uma maneira diferente e arranjaram uma solução para um dos problemas. Se vão seguir na área de tecnologia? Não faço ideia, mas já sabem que a tecnologia é uma maneira para ajudá-las seja na área que for e que programação não é uma coisa de outro mundo.

Valeu meninas!
#girlsforachange


Brenda Costa

Uma jovem que acredita que o mundo pode ser melhor com boas ações e amor pelo que se faz. Estudante de Sistemas de Informação, organizadora de eventos, mentora do Technovation Challenge, motivada pelos desafios da vida, apaixonada pela sensação de liberdade que o patins dá e por fotografias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *